Bem-Vindo
02 de Março de 2015, 00:28

Buscar
Bras㯠Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Atualização 25/02/2015 às 11:35
Publicação 14/03/2011 às 16:16

Departamento de Assistência Social (DAS)

Fotógrafo: Silvio Williams
Diretora: Renilda Ferreira
Diretora: Renilda Ferreira

O Departamento de Assistência Social (DAS) é o órgão da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) responsável pela coordenação da Política Pública de Assistência Social em âmbito estadual (Decreto nº 36.843 de 9/8/1996). Nesse sentido, o DAS tem por função as atribuições de assessoria técnica, capacitação, financiamento, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas no Estado.

As 26 regiões do Estado são assessoradas por técnicos do DAS, que fazem o elo de ligação entre o Estado e os municípios. Sua estrutura é composta por quatro divisões: Divisão de Gestão, Divisão de Proteção Social Básica, Divisão de Proteção Social Especial e Divisão de Assessoria.

Os programas, projetos e benefícios de assistência social destinados aos usuários serão prestados através de ações de Proteção Social Básica (conjunto dos programas, serviços e benefícios da Política de Assistência Social destinados à população vulnerabilizada. Seu caráter é essencialmente preventivo às situações de riscos e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários) e Proteção Social Especial (modalidade de atendimento destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, entre outras).

A Proteção Social Especial é dividida em média e alta complexidade. A primeira compõe-se de serviços de atendimento às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Já a segunda, a de alta complexidade contém serviços que oferecem atendimento à famílias que se encontram sem referência e/ ou em situação de ameaça ou violação de  direitos e a indivíduos que por uma série de fatores, que não contam mais com a proteção e o cuidado de suas famílias. Compõe o SUAS em âmbito estadual: o DAS, como órgão gestor representando o “comando único” desta política no Estado; o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), como instância de controle social; a Comissão Intergestora Bipartite (CIB), como instância de pactuação e negociação entre os municípios e o Estado.

 

Contatos:

Avenida Borges de Medeiros, nº 1501, 8º andar 
Porto Alegre/RS

Fone: (51) 3288 6521

E-mail: das@stds.rs.gov.br

Siga-nos
RSS
FaceBook
Twitter
Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social
Diretor - presidente da FGTAS assinando sua posse
Diretor - presidente da FGTAS assinando sua posse
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Miki Breier, empossou o diretor-presidente, Juarez Santinon, e o diretor-técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho ...
Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul
Secretário Miki dá posse ao presidente da FPE José Luis Barbosa
Secretário Miki dá posse ao presidente da FPE José Luis Barbosa
    O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, empossou na tarde desta terça-feira (24) o presidente da Fundação de proteção Especial (FPE), ...
Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social     |      Desenvolvido pela PROCERGS
Comunicação
Expediente
Avenida Borges de Medeiros, nº 1501, 8º andar, Centro, Porto Alegre - RS. CEP: 90119900

Horário de atendimento: das 8h30min às 12h
e das 13h30min às 18h de segunda à sexta.

E-mail: imprensa@stds.rs.gov.br
Fone: STDS: (51) 3288-6400 FGTAS: (51) 3284-6000 FPE: (51) 3254.7150     Fax: (51) 3288-6430